Como Trabalhamos
Censos Bianuais
Uma das ações de pesquisa do Projeto é o monitoramento da população de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu. São conduzidos censos bianuais, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, desta forma os parques nos dois países são amostrados simultaneamente. É o maior esforço mundial de monitoramento de onças, com cerca de 600.000 hectares amostrados há quase 10 anos De 2009 a 2018 a população de estimada de onças-pintadas no PARNA Iguaçu passou de 11 para 28 animais. Considerando o Corredor Verde (Brasil e Argentina, a população atual estimada é de 105 indivíduos.
Monitoramento Contínuo
Além dos censos bianuais também são usadas armadilhas fotográficas no Parque Nacional do Iguaçu em tempo integral, o que permite um acompanhamento da atividade das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.
Estudo da Dieta
O estudo da dieta das onças-pintadas é feito através da análise de conteúdo fecal de amostras coletadas durante atividades em campo. A identificação das espécies predadoras é feita por meio de sinais deixados no local da deposição das fezes (pegadas e arranhões), e conferida por tricologia ou análises genéticas se necessário.
Análises isotópicas serão usadas como forma complementar à análise de fezes. A fim de se obter um padrão da assinatura isotópica, tanto dos predadores quanto de espécies presas, amostras de pelos, penas, escamas e outros tecidos obtidos serão enviados para análises isotópicas.
Monitoramento de onças-pintadas com rádio-colares
O Projeto captura onça-pintadas e pardas para instalação de colares que permitem que os animais sejam monitorados através de satélite e VHF, gerando dados como deslocamento, área de vida e atividade. Durante as capturas também são coletados dados biométricos e materiais biológicos para análises, como sêmen e sangue. Esse trabalho é feito em parceria com o CENAP e Proyecto Yaguareté.
engajamento
O Projeto Onças do Iguaçu atua em toda a comunidade lindeira ao PARNA Iguaçu. Através de visitas constantes, transmissão de conhecimento, reconhecimento e valorização dos moradores locais, buscamos estabelecer um vínculo de confiança que nos permita engajar os moradores lindeiros e dar a eles um senso de pertencimento, transformando-os em atores das ações de conservação da onça-pintada na região.
O PAPO DE ONÇA são conversas com comunidades, geralmente adultos em áreas rurais, sobre grandes felinos, especialmente a onça-pintada, sobre boas práticas no manejo de gado para evitar a predação e segurança de pessoas.
O ONÇA NA ESCOLA são atividades desenvolvidas em escolas dos municípios lindeiros, com teatro, palestra e exposições.
O PEDAL DA ONÇA são atividades com ciclistas que envolvem exposição e bate-papo sobre onças e sobre o Parque Nacional.
O BAFO DE ONÇA é inspirado no movimento mundial “Pint of Science”, que levou a discussão sobre ciência para os bares, em uma linguagem acessível e interessante para leigos. O Bafo de Onça será realizado em bares nos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu, e vai falar sobre a conservação de onças-pintadas de forma leve e emocional, buscando conexão e engajamento.
O Time Panthera é o programa de Ciência Cidadã do Projeto Onças do Iguaçu.
O objetivo é o envolvimento direto das comunidades lindeiras ao Parque Nacional nas atividades do Projeto Onças do Iguaçu.
Além do senso de pertencimento e envolvimento direto da comunidade na conservação da onça-pintada na região, essa ação possibilita multiplicar a presença do projeto, através de pontos focais nos municípios lindeiros.
Amigos da Onça
Para facilitar a comunicação com os motoristas de ônibus e vans e os colaboradores das concessionárias que atuam no PARNA Iguaçu e também dos moradores de municípios lindeiros criamos um grupo de WhatsApp, o Amigos da Onça. Isso está nos ajudando a receber mais informações e fotos sobre avistamentos de onças dentro e fora do PARNA Iguaçu. A foto que ilustra esta página foi enviada por um motoristas das vans que atuam no PARNA Iguaçu.


Onça Itinerante
O ONÇA ITINERANTE são atividades desenvolvidas espaços públicos dos 14 municípios lindeiros, incluindo exposições em eventos nos municípios, bate papo sobre onças, oficinas de pegadas em gesso, exibição de filme sobre o projeto, pintura de rosto, teatro, pintura para crianças, contação de histórias.
Coexistência
A sobrevivência das onças-pintadas depende em grande parte da tolerância das populações humanas a estes animais, e o projeto busca a coexistência entre as onças e as populações humanas.
O Projeto Onças do Iguaçu atua em toda a comunidade lindeira ao PARNA Iguaçu.
Através de visitas constantes, transmissão de conhecimento, reconhecimento e valorização dos moradores locais, é buscado estabelecer um vínculo de confiança que permita engajar os moradores lindeiros e dar a eles um senso de pertencimento, transformando-os de expectadores em atores das ações de conservação da onça-pintada na região.
O contato constante, próximo e direto com as comunidades visa construir uma relação de confiança entre moradores e a equipe do projeto.
Temos um protocolo de atendimento à predação de animais de criação por grandes felinos que prevê uma resposta rápida para impedir o abate das onças por retaliação.
Em caso de predação a propriedade é visitada o mais rápido possível, o predador é identificado e trabalhamos junto com o proprietário na implementação de medidas imediatas e de longo prazo para prevenção de futuros ataques.
Damos orientações sobre o manejo adequado do gado para evitar predação, buscamos parceiros que ajudem a implementar dispositivos para evitar a predação.
A instalação de medidas anti-predação e orientação sobre manejo voltado à proteção dos animais domésticos, além de evitar possíveis perdas tem o objetivo de dar aos moradores a sensação de controle do risco.
São utilizados e testados pelo projeto os seguintes equipamentos:
Luzes que piscam de maneira intermitente e que teriam a finalidade de manter grandes felinos afastados. São utilizados os seguintes tipos:
•Nite Guard – luz intermitente vermelha. Bateria solar a acende automaticamente à noite
Sinos – Sinos de cobre ou latão colocados no pescoço de alguns animais no rebanho. O barulho manteria grandes felinos afastados.
Rojões e bombinhas – Em locais onde houve predação, avistamento de onças ou pegadas, ou que a população está de alguma forma com medo de grandes felinos, são entregues alguns rojões e/ou bombinhas, com instruções sobre o uso seguro e também sobre a forma de uso, que deve ser pontual (quando ouvir animais domésticos agitados à noite, por exemplo) e esporádico para não causar habituação.
Saiba Como evitar a predação:
Faça o download agora do guia e saiba como evitar a predação de onças!!
A CompONÇAção
O Projeto Onças do Iguaçu busca a identificação de talentos locais que possam ser transformados em uma alternativa de renda, associada à causa da conservação da onça-pintada. O POI não trabalha com ressarcimento de gado predado por onças. Por falta de recursos e por uma questão metodológica: o ressarcimento não estimula os produtores a melhorarem seu manejo e adotarem boas práticas, nem estimula o trabalho em parceria. Ao invés de ressarcimento, trabalhamos com um conceito que estamos chamando de CompONÇAção: Identificação de talentos locais que o projeto possa ajudar a desenvolver, visando a produção de produtos/serviços aos quais a onça agregue valor, gerando uma fonte alternativa de renda diretamente relacionada à conservação das onças. Usa a rede de contatos do Projeto para buscar capacitação, certificação e identificação de mercados para os produtos associados às onças. O resultado esperado é que a geração alternativa de renda agregue valor à manutenção das onças vivas.

Queijo da Onça

Nozes & Onças

Apoio a órgãos ambientais
Sempre que necessário e possível, prestamos auxílio a autoridades ambientais dos municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu.
As principais atividades desenvolvidas são:
- Auxílio na identificação de material biológico apreendido em operações de fiscalização do ICMBio ou Polícias (Ambiental, Federal).
- Auxílio no resgate de animais atropelados nas estradas no entorno do PARNA Iguaçu.
- Apoio técnico e logístico para a resolução de problemas com a presença de grandes felinos na área urbana de municípios.